Acre
Rio Branco: Em dois dias, já choveu mais de 20% do esperado para janeiro e Inmet alerta para temporal
Compartilhe:
Em dois dias, já choveu mais de 20% do esperado para janeiro em Rio Branco e Inmet alerta para temporal — Foto: Reprodução Rede Amazônica
Nos últimos dois dias já choveu mais de 20% do esperado para todo o mês de janeiro em Rio Branco, conforme dados da Defesa Civil do município. O esperado para o primeiro mês do ano é de 289 milímetros e até esta quinta-feira (5) foram registrados 63,5 mm.
Com previsão de mais chuvas para os próximos dias e alertas de temporais emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Defesa Civil Municipal acredita que o acumulado de chuvas pode ultrapassar o esperado assim como em dezembro.
Somente nas últimas 24 horas, foram registrados 54,3 milímetros de chuva na capital acreana.
“Em dezembro choveu mais que o dobro do esperado em Rio Branco e em janeiro também temos essa perspectiva, a permanecer com essas chuvas intensas. Com isso, vem os riscos de inundação, desmoronamento e outros. Estamos, inclusive, em monitoramento em áreas de risco de movimentação de massa e de inundação de igarapés”, disse o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão.
Entre os igarapés monitorados estão o Igarapé Batista, que passa por cerca de cinco bairros, o São Francisco em 10 bairros, o Almoço que pega três bairros e o Judia, com dois.
O aumento no volume das chuvas também reflete no nível do Rio Acre. Apesar da oscilação, o manancial voltou a subir nas últimas 24 horas e saiu de 6,92 metros nessa quarta (4) para 6,98 metros nesta quinta (5). No primeiro dia do ano, o manancial estava com 7,52 metros.
Alerta de temporal
Um novo aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitido nesta quinta-feira (5) alerta para o risco de chuvas fortes com ventos intensos em todo o Acre. Os alertas têm sido recorrentes na região, que está no chamado “inverno amazônico”, que é o período de chuvas.
A previsão é de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm no dia, com ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora. É baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas nesses locais.
Instruções
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).